Está chegando ao fim mais uma das “heranças malditas” deixadas pelo antecessor do atual prefeito, herança que vem judiando imensamente de nossa sofrida população de Porto Velho/Rondônia, uma das capitais mais carentes em todos os sentidos da Região Norte do Brasil.
Na última quinta-feira, dia cinco (05), o prefeito de Porto Velho/RO, Dr. Hildon Chaves (PSDB-45) juntamente com o procurador do Município Dr. Salatiel Lemos Valverde, na tentativa de “salvar” a população mais uma vez de uma greve dos motoristas, cobradores e demais funcionários do consórcio SIM, em uma reunião no sindicato da categoria apresentou uma proposta para ajudar os trabalhadores. A proposta vem ao encontro dos anseios dos trabalhadores e, em razão de uma condenação em primeiro (1º) grau, ocorrida na demora na concessão de aumento em dois mil e dezessete (2017). O prefeito adiantou que está trabalhando forte junto a Procuradoria Geral do Município (PGM), no sentido de resolver alguns entraves jurídicos. Nas palavras do prefeito Dr. Hildon Chaves, esse acordo é para que, ao invés desses valores irem para a empresa, que não vem cumprindo com as suas obrigações patronais, desrespeitando a população, seja encaminhado para o pagamento dos salários dos trabalhadores, frisou.
Por outro lado, a única empresa participante na concorrência (licitação) para prestar o serviço de transporte público no município, a empresa J T P Transportes, serviços, gerenciamento e recursos humanos Ltda., foi declarada a vencedora da concorrência, tendo em vista apresentar a proposta de tarifa no valor de quatro reais e cinco (R$. 4,05) centavos de real. O secretario da SEMTRAN, Cel. Nilton Gonçalves Kisner, falta pouca coisa, já estamos na fase derradeira da homologação, apenas trâmites burocráticos, na observação das legislações pertinentes, ainda de acordo com o secretário, para chegar a esse valor houve a tabulação de vários critérios dentro da licitação por preço e técnica. Disse ainda, por exemplo, sobre a antiguidade (idade) dos veículos, que será até no máximo do ano de dois mil e quatorze (2014). Teve a empresa JTP, ainda boa pontuação com relação a quantidade de ônibus dotados com aparelhos de ar-condicionado. Onde o edital exigia o mínimo de quatorze (14) na fase inicial das operações. A empresa começará com vinte e cinco (25) veículos, mas adianta que em curto espaço de tempo estará atuando com setenta e quatro (74) veículos a disposição da população.
De acordo com a proposta apresentada pela empresa homologada, em prazo não superior a quatro meses (04) meses após a assinatura do contrato de concessão, ela colocará em circulação nas vias da capital cento e quarenta e três (143) veículos para uso dos munícipes. Com isso, provavelmente chegará ao fim essa “herança maldita” deixada pelo hoje, atual deputado federal senhor Mauro Nazif (PSB-40).
Mín. 22° Máx. 25°