19°C 36°C
Porto Velho, RO
Publicidade
Anúncio

Rondônia registra primeira morte de indígena com Covid-19

Primeira morte confirmado pelo covid-19

28/05/2020 às 13h38
Por: Miriam Lima
Compartilhe:
PVH Noticias
PVH Noticias

Nesta segunda-feira(25/05),Rondônia registrou a primeira morte indígena por covid-19, a vítima foi o líder da tribo Karitiana, Gumercindo da Silva Karitiana, o mesmo se encontrava em estado crítico, internado na UTI do Hospital Cemetron em Porto Velho, que é referência no tratamento ao covid.

Além de Gumercindo, outros dois indígenas seguem internados em estado crítico no Cemetron, informou Elivar Karitiana, que é vice-presidente do CONDISI (Conselho Distrital de Saúde Indígena).

O líder indígena Gumercindo Karitiana tinha 66 anos, era amado por todos na sua tribo, vai deixar muita saudade, relatou Elivar, que é sobrinho da vítima, ainda emocionado o mesmo disse que seu tio se encontrava desde o dia 20 no Cemetron, após apresentar os primeiros sintomas, ele estava com o covid, e estava entubado há dois dias, será um perca muito grande pra nós, falou Elivar.

O óbito foi confirmado também pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.

Segundo a ambientalista Ivaneide Bandeira, “é possível que a aldeia toda esteja contaminada com o covid-19, pois os índios que habitam la não tem imunidade, é muito difícil mesmo para eles”, relata a mesma.

Gumercindo Karitiana ainda foi avaliado pelo Distrito Sanitário Especiais Indígenas (DSEIs),devido os sintomas que apresentava.

Vale lembrar que a Aldeia Karitiana, fica aproximadamente 100 km de Porto Velho, Capital de Rondônia, o acesso é feito através da BR-364.

Fica aqui nossos sentimos a todos os indígenas, e as demais famílias que perderam um ente querido.

Lamentamos muito a morte do Líder Karitiana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
NanoinaHá 4 anos [email protected]
Pedro FranciscoHá 4 anos Porto Velho/RobdoniaBoa tarde. Os brancos sempre arrumando confusão para os nativos. Nossos sentimentos a toda tribo. Lamentável. pedroportovelho.blogspot.com
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias