Nesta segunda-feira(25/05),Rondônia registrou a primeira morte indígena por covid-19, a vítima foi o líder da tribo Karitiana, Gumercindo da Silva Karitiana, o mesmo se encontrava em estado crítico, internado na UTI do Hospital Cemetron em Porto Velho, que é referência no tratamento ao covid.
Além de Gumercindo, outros dois indígenas seguem internados em estado crítico no Cemetron, informou Elivar Karitiana, que é vice-presidente do CONDISI (Conselho Distrital de Saúde Indígena).
O líder indígena Gumercindo Karitiana tinha 66 anos, era amado por todos na sua tribo, vai deixar muita saudade, relatou Elivar, que é sobrinho da vítima, ainda emocionado o mesmo disse que seu tio se encontrava desde o dia 20 no Cemetron, após apresentar os primeiros sintomas, ele estava com o covid, e estava entubado há dois dias, será um perca muito grande pra nós, falou Elivar.
O óbito foi confirmado também pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.
Segundo a ambientalista Ivaneide Bandeira, “é possível que a aldeia toda esteja contaminada com o covid-19, pois os índios que habitam la não tem imunidade, é muito difícil mesmo para eles”, relata a mesma.
Gumercindo Karitiana ainda foi avaliado pelo Distrito Sanitário Especiais Indígenas (DSEIs),devido os sintomas que apresentava.
Vale lembrar que a Aldeia Karitiana, fica aproximadamente 100 km de Porto Velho, Capital de Rondônia, o acesso é feito através da BR-364.
Fica aqui nossos sentimos a todos os indígenas, e as demais famílias que perderam um ente querido.
Lamentamos muito a morte do Líder Karitiana.
Mín. 22° Máx. 34°