19°C 36°C
Porto Velho, RO
Publicidade
Anúncio

ELEIÇÕES 2024, SUGESTÃO, PRESSÃO E INDEFINIÇÃO

Eleição é coisa séria

19/02/2024 às 17h41 Atualizada em 19/02/2024 às 18h44
Por: Pedro Francisco Fonte: Redação
Compartilhe:

Nossa equipe de jornalismo saiu às ruas da capital durante uma semana, do dia sete (07) ao dia quatorze (14), em dias e horários alternados, manhã, tarde ou à noite, onde foram ouvidos 694 pessoas aleatórias, maiores de dezesseis (16) anos, das mais diferentes camadas sociais para saber a opinião de cada um deles, em relação a próxima eleição para Prefeito e Vice Prefeito na capital Porto Velho/RO.

Na enquete, foram colocadas apenas duas alternativas de resposta, objetivas e diretas. A primeira: ¨ EM QUAL DESTES CANDIDATOS VOCÊ VOTARIA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO?¨

A segunda: Escolhido o seu candidato, dos demais que lhe foram apresentados, qual o mais ideal em sua opinião para ser o vice-prefeito?

Na ocasião a enquete apresentou uma planilha com os seguintes nomes dos conhecidos pré-candidatos até o momento, pela seguinte ordem, por meio de sorteio aleatório, realizado pela equipe de jornalismo e os demais colaboradores voluntários, que atuaram na respectiva enquete. Vinicius Miguel, Léo Moraes, Pimenta de Rondônia, Mariana Carvalho, Marcelo Cruz, Cristiane Lopes e Williames Pimentel. Na enquete não foram citados os partidos políticos aos quais pertenciam para não causar influência partidária nos opinadores. Após o encerramento da enquete, verificada e conferida várias vezes as planilhas, ficou definido o seguinte resultado.

Em primeiro lugar ficou a ex-deputada federal Mariana Carvalho com duzentas e quatro (204) citações, em segunda colocação, o ex-deputado federal Léo Moraes com cento e setenta e sete (177) citações, na terceira colocação, a atual deputada federal Cristiane Lopes com cento e cinquenta e seis (156) citações, na quarta colocação, o professor universitário Vinicius Miguel com oitenta e oito (88) citações, na quinta colocação ficou o deputado estadual Marcelo Cruz com trinta e quatro (34) citações, Williames Pimentel obteve vinte e uma (21) citações e, por derradeiro o sempre competidor Pimenta de Rondônia que obteve onze (11) citações.

Após a escolha o candidato a prefeito, veio à segunda indagação, ou seja: qual dentre os não escolhidos para Prefeito, seria indicado para ser o vice-prefeito? Ficando assim definido, de acordo com cada entrevistado: Mariana Carvalho para Prefeito e Léo Moraes para Vice – Léo Moraes para Prefeito e Cristiane Lopes para vice – Cristiane Lopes para Prefeito e Mariana Carvalho vice – Vinicius Miguel para Prefeito e Williames Pimentel para Vice e por último, Pimenta de Rondônia para Prefeito e Vinicius Miguel para Vice.

Agora, fica a critério dos senhores e senhoras eleitoras fazerem valer a força de seus votos, lembrando que ainda teremos oito (08) meses à frente para a realização das eleições que serão realizadas no dia seis (6) de outubro do corrente ano, sendo que muita coisa ainda pode ocorrer no seio político da capital. Os seiscentos e noventa e quatro (694) indagados representa uma parcela pequena dos nossos eleitores, no entanto, no imaginário destes, estas são as composições possíveis e impossíveis no campo da política, onde o ego de cada um fala mais alto que os interesses da cidade.

Mais adiante, voltaremos novamente às ruas da capital para nova rodada e conhecimento de talvez, novos nomes que possam surgir nos quatro (04) cantos de nossa capital. Feito isso, fica a pergunta aos nossos leitores e amigos, em qual destes nomes apresentados você votaria para prefeito e seu respectivo vice-prefeito?

 

   Pedro Francisco

Jornalista 1.297-RO/BR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias