19°C 36°C
Porto Velho, RO
Publicidade
Anúncio

ANO NOVO TRANSPORTE PÚBLICO VELHO E RUIM

QUEM IRA AJUDAR NOSSA CAPITAL

10/01/2020 às 08h55
Por: Pedro Francisco Fonte: Pedro Francisco
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Mais um ano novo se inicia e, com ele, retornam todos os nossos problemas do cotidiano. Um deles, que aparentemente não tem solução é o TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS, já se foram várias e longas datas, onde a população clama por esse direito de ir e vir em condições humanas, coisa que até a presente data, nenhum dos administradores (gestores) públicos conseguiram equacionar tal problemática.

Os usuários desse modelo de transporte de massas na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, já vem amargando essa “pendenga”, já por mais de trinta (30) anos, onde existia nos idos de mil novecentos e oitenta e nove (1989), apenas duas empresas prestavam esse serviço a população, ou seja, a Viação Porto Velho e a Viação Independência. Evidente, que naquela época, as duas (02) empresas atendiam aos reclamos e às necessidades da população, que pouco ou quase nada as utilizavam e, o interstício entre as idas e vindas aos “bairros”, que eram poucos e bem próximos do centro da cidade não eram longos.

A cidade aos poucos foi-se expandindo e com ela as distâncias foram ficando mais longas. De lá para cá, pouco ou quase nada se fez em relação a melhoria do transporte coletivo urbano. Entram prefeitos e vereadores e nada acontece, aliás, aconteceu sim, o que já era ruim, na última administração fizeram com que ficasse pior, pois o administrador da época, conseguiu a proeza de cancelar a concessão vigente, por pura “birra” com a empresa e transformou em “CAOS” o transporte público coletivo de massa da cidade de Porto Velho. Em uma “sinuca de bico”, o atual prefeito se viu de pés e mãos atadas e teve de se agarrar na única forma que encontrou para minimizar o dano causado a população, abraçando um tal de “CONSÓRCIO SIM”, que ninguém sabe de onde surgiu, de onde veio e nem para onde vai.

Com valor “extorsivo” no valor das passagens, os usuários optaram por “fomentar” uma nova forma de transporte e abraço as diversas modalidades de serem atendidos, compreendidos até aqui os MOTOTAXISTAS, os TÁXIS COMPARTILHADOS e os trabalhadores na modalidade de transporte por “APLICATIVOS”, que por incrível que pareça, esses meios de transporte, acabaram por decretar a “falência do transporte realizado pelos sucateados e idosos ônibus colocados a disposição da população de Porto Velho/RO, por vezes, vemos os ônibus rodando com menos passageiros que os táxis compartilhados.

Estamos chegando a mais um ano de eleições para prefeito e vereadores, não podemos culpar o atual prefeito no todo por essa “mazela”, essa “herança” herdada de seus antecessores, porém, tanto o prefeito quanto os senhores vereadores devem uma explicação a população, pois até o momento, só se avolumam os problemas no transporte público coletivo e, para somar, ainda estamos em outra “LUTA” insana, para tentar dar condição de transporte aos estudantes, bem, más isso já é assunto para outra intervenção, em momento oportuno.

Quem ajudará a cidade de Porto Velho/Rondônia a ter um tranasporte público coletivo com o mínimo de qualidade e de dignidade pára a população trabalhadora?

 

Pedro Francisco

Jornalista

1.297-RO/BR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias